sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Exposição "Olhares Pictóricos" - IV Semana da Baixada




A Exposição e a IV Semana da Baixada



A presente exposição descende da mostra “Pinturas”, apresentada entre 20 de agosto e 10 de setembro de 2015, na Galeria de Arte Batista da Costa (GABC), no Campus Seropédica da UFRRJ. A exposição assume, portanto, um caráter itinerante: em breve aportará no Centro Ferroviário de Cultural Odjaime de Hollanda Ferreira (CEFEC), em Itacuruçá, e na Casa de Cultura Ney Alberto, em Nova Iguaçu. Com isso, se desenha uma trajetória que assinala para a consolidação de objetivos indissociáveis: vivenciar e compartilhar a arte. Queremos dizer, inicialmente, que nos sentimos inteiramente à vontade em integrar a IV SEMANA DA BAIXADA, nutridos pelo compromisso de pertencimento que nos une e ainda com o prazer de brindar o público em geral com a nossa contribuição, robustecendo mais e mais nossos vínculos para promoção do desenvolvimento da Baixada Fluminense. Com este propósito coincidimos com as questões afrontadas pelo evento, quais sejam: “Povo, Cultura, Conhecimento e Poder”.

Como exemplo deste propósito, trazemos à luz nossa homenagem ao pintor que dá nome à Galeria supra João Batista da Costa (1865-1926), que nasceu em Itaguaí. Consideramos que o nome de Batista da Costa aporta a nossa galeria um exemplo de superação. Criado em um orfanato, o referido pintor enfrentou muitos obstáculos até ingressar na Academia Imperial de Belas Artes. Sua trajetória permite vislumbrar todas as glórias que seu tempo dispusera a um artista brasileiro sendo, inclusive, empossado como Diretor da instituição. Batista da Costa ganhou o cobiçado Prêmio de Viagem à Europa, o que permitiu-lhe edificar sua obra sobre as bases do gênero paisagístico, tratando de registrar os recônditos campestres do Rio de Janeiro com maior proximidade ao realismo frente ao idealismo dos neoclássicos.



A disciplina Projeto Artístico e a área de Pintura



A exposição apresenta um panorama das atividades realizadas na disciplina TH906 Projeto Artístico - TP 03 em 2015/1, sob nossa regência. Tal disciplina é o cume do Eixo Temático de Pintura do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ e reúne certa singularidade na sua matriz curricular, qual seja o encerramento de um ciclo de formação artística que se inicia desde o primeiro período em IH905 - COR I, outra disciplina sob nossa regência desde a fundação do curso em março de 2009.Nosso compromisso, portanto, é o cultivo da pintura, um misto de ciência e arte que nos foi legado desde os primórdios da humanidade. Gostaríamos de ressaltar que os registros de laboriosos exercícios deixados nas cavernas pré-históricas há milhões de anos, testificam a prática e o aprendizado da pintura o que nos leva a mais evidente conclusão do prematuro aparecimento das primeiras escolas de arte da humanidade.



A exposição: obras e seus artistas



Nesta mostra, apresentamos o resultado acumulado de uma formação exclusiva em pintura que totaliza 310 horas, obrigatória para aqueles alunos que elegem esta área para dar ênfase a sua formação dentro do referido curso de graduação. Como docente da disciplina e da área, me cabe elucidar, ademais, que os trabalhos foram selecionados no intuito de dimensionar a formação artístico-acadêmica e profissional de cada aluno, nutridos por sua bagagem íntima que forma cada um dos universos individuais.

As pinturas expostas são, portanto, membros de um corpo multifacetado de linguagens, tendências, técnicas e procedimentos pictóricos, que testificam e reafirmam o insubstituível papel da obra e do artista na produção da arte de hoje e de sempre, como seus verdadeiros protagonistas. Neste sentido, desejamos que o público compartilhe das experiências expressas nestas obras e desfrute em atitude aberta, em um contexto contemporâneo, onde a imagem nos invade vorazmente através da reprodução midiático-digital, deixando pouco espaço para a fruição plástica.



Texto fornecido por: Prof. Fabio De Macedo – Coordenador da Galeria de Artes Batista da Costa e Curadoria / Professor Associado do Departamento de Artes do ICHS-UFRRJ/ Doutor pelo Depto. de Pintura da Facultad de Bellas Artes de San Carlos da UPV – Espanha


 *Lamentamos informar que a exposição foi CANCELADA devido a impedimentos logísticos informados pela direção do campus.





Confira também









Popular Posts